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Cinema . Educação . Comunidades | Encontros de Cinema de Viana 2022 - crónica dos cineclubes da Catalunha

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Crónica do intercâmbio de cineclubes em Portugal


Cineclubes catalães participaram numa experiência de intercâmbio internacional em Portugal. Jaume Clapés, do Club Cinema Castellar Vallès, e Sergi Calle, do Cineclub Vic, fizeram parte da mesa redonda Cinema . Educação . Comunidades que teve lugar na quinta-feira 5 de Maio na cidade de Viana do Castelo.

Esta mesa redonda fez parte do programa dos XII Encontros de Cinema de Viana do Castelo, organizado pelo Ao Norte Cineclube de Viana, pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Secretaria de Cinema e Educação da Federação Internacional de Cineclubes (FICC) com apoio da Federação Portuguesa de Cineclubes (FPCC). Isa Catarina Mateus, que faz parte da FICC, foi a moderadora da mesa redonda, geriu toda a atividade e acompanhou os viajantes cineclubistas durante a sua estadia.

Mesa redonda internacional
O objetivo destas mesas redondas, que se repetem anualmente, mudando a nacionalidade dos convidados, é conhecer, trocar e até questionar diferentes práticas e experiências de cineclubes, especialmente centrados em projetos relacionados com o cinema e a educação. Se ‘na última ocasião tivemos a presença da Cinemateca do Equador, da Federação Catalã de Cineclubes e a Associação de Cineclubes Infantojuvenil da Dinamarca, este ano apostámos (e convidámos) dois casos de estudo do cineclubismo catalão’.

Os representantes dos cineclubes de Vic e Castellar del Vallès começaram com uma apresentação dos seus próprios projetos ligados à educação e depois passaram a outros tópicos que surgiram durante o debate. Em nome do Clube de Cinema Castellar Vallès, Jaume Clapés explicou a sua experiência com a BRAM! Escolar: como o trabalho das escolas está ligado ao festival, a relação que se estabelece a partir do cineclube com os diferentes grupos de classe, como é aplicado aos diferentes grupos etários... O Bram! Escolar é um exemplo de um projeto concebido e realizado tendo em conta a relação entre o cineclube, as escolas e o guia didático municipal, uma compilação de visitas, atividades e materiais que são utilizados para trabalhar nas sessões de cinema com os alunos. Um trabalho anterior e um debate posterior que permite aprofundar os elementos do filme do ponto de vista social, um dos elementos-chave de Bram!

Por seu lado, Sergi Calle do Cineclub Vic apresentou o programa Cineclub Xic para crianças e famílias como um projeto educativo que decorre paralelamente ao currículo académico. Cineclub Xic começou a oferecer atividades complementares para crianças e suas famílias após as suas sessões de cinema. Por vezes eram atividades recreativas, mas também incorporavam elementos de trabalho sobre linguagem, música, teatro.... Pouco a pouco, o elemento cinematográfico foi também incorporado com oficinas sobre Stop Motion, Pintura Ligeira, música, máquinas de cinema, um dia sobre como funcionam os projetores de filme de 35 mm... Esta combinação de filme + atividade descolou rapidamente e o Xic foi rapidamente visto por organizações que trabalham com relações de cidadania como um local ideal para trabalhar com crianças. A partir deste ponto, colaborámos para acrescentar mais atividades de debate social sobre coexistência, diversidade, trabalho sobre valores e construção de comunidades.

Cinema, educação e comunidade foram os três eixos que foram discutidos durante a mesa redonda, com o objetivo de tornar a experiência cinematográfica mais do que um mero entretenimento escapista. Não só comentaram os diferentes modelos entre Portugal e a Catalunha (a importância para nós da Versão Original, os modelos de financiamento...), como também discutiram a própria razão de ser de um clube de cinema. O facto de uma parte do público ser muito jovem (estudantes de cursos de educação e de comunicação da escola superior de educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, onde o evento foi realizado) tornou explícita a importância de defender um cinema alternativo ao proposto pelas grandes majors e pelos canais de streaming, um tipo diferente de cinema com qualidades artísticas, autorais e sociais. Sublinhou-se também a importância do associativismo, o trabalho das organizações sem fins lucrativos, a relação com o público que assiste às sessões e o duplo papel dos exibidores e dos consumidores de cinema...

Em suma, foi uma experiência bem-disposta, enriquecedora e estimulante. Foi um debate intenso, seguido com interesse pela plateia, que também foi encorajada a participar e a ter a sua palavra a dizer. Para os dois participantes dos cineclubes catalães, a experiência foi muito positiva. O facto de duas dessas experiências locais e concretas poderem servir de referência noutras áreas foi emocionante e, em certa medida, motivo de orgulho. Após quase duas horas de debate, o encontro terminou com um certo otimismo sobre o cinema atual e o seu empenho como experiência educativa graças às nossas próprias experiências e ao conhecimento de outros projetos que nos permitem encarar um futuro viável e estimulante.


Encontros em Portugal
Os representantes dos cineclubes catalães passaram três dias em Portugal e puderam assistir a outras atividades programadas no âmbito dos Encontros do Cinema, dos quais a mesa redonda foi apenas uma parte. Todos os Encontros giram em torno da relação entre o cinema e a educação. Da parte escolar, com a criação de filmes por estudantes de todas as idades, ao trabalho educativo com professores, apresentação de teses e projetos, conferências sobre todos os tipos de temas... um reflexo do excelente (e constante) trabalho que ali é feito para ligar a educação ao cinema.

Puderam conhecer os organizadores do cineclube de Viana, visitar a sua sala de exibição e partilhar as suas ideias para descobrir que, no final, apesar das diferenças em cada país e em cada cineclube em particular, o cineclube é transversal e partilhado. E com muito mais pontos em comum do que diferenças.
FPCC - Federação Portuguesa de Cineclubes | 23 Maio 2022